O prefeito Pedro Rippel, juntamente com prefeitos do Litoral Norte e de outras regiões atingidas pelo ciclone extratropical, participou de uma audiência online, na manhã desta terça-feira, 20, organizada pelo deputado federal Alceu Moreira e pelo deputado estadual Luciano Silveira, com o secretário da Defesa Civil Nacional, Wolnei Barreiros, e equipe técnica, e diversos parlamentares, tendo como objetivo obter recursos junto ao Governo Federal para enfrentar os danos causados que comprometeram a infraestrutura dos municípios e desabrigaram milhares de famílias.
Barreiros colocou a equipe da Secretaria à disposição dos prefeitos, mais uma vez, para que os planos de trabalho sejam encaminhados corretamente para que os municípios possam receber recursos via Defesa Civil o mais breve possível.
Alceu Moreira, com mais de 20 parlamentares federais que participaram da audiência, salientou que todos estão unidos na luta pela recomposição dos efeitos do ciclone extratropical na semana passada.
Durante a audiência, onde alguns prefeitos se manifestaram, Rippel falou sobre a importância de que os recursos sejam repassados aos municípios de forma ágil, tendo em vista que até o momento Rolante, assim como outros municípios, não recebeu os valores que deveriam ter sido repassados referentes à estiagem. “Agora enfrentamos outro momento de crise, que afetou muito a infraestrutura dos municípios e que não temos condições de reconstruir sem apoio do Governo Federal. Não podemos ficar esperando indefinidamente esta ajuda. Precisamos reconstruir nossas cidades para oferecer a qualidade de vida que a comunidade merece”, comenta Rippel.
“Ficou combinado nesta reunião que os planos de trabalho sairão dos municípios com a assinatura da Defesa Civil do Estado e do Governo Federal para que não se tenha dúvida da veracidade dos documentos. Alguns recursos são imediatos, são da Defesa Civil. Outros são recursos repassados a ministérios para fazer reconstrução, restituição de pontes, estradas, escolas e postos de saúde. Ficou definido, também, que não tem recurso disponível na Defesa Civil. Então precisa ter uma Medida Provisória do Governo Federal para autorizar o repasse deste recurso. Então vamos pedir que se faça uma reunião na Casa Civil, com o Ministro Rui Costa, para então sabermos quanto de recurso, para qual finalidade ele destina, por qual ministério será repassado e quando será repassado”, frisa o deputado Alceu Moreira.
fotos: Edna Cardoso