A equipe da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/SINE) de Rolante, coordenada por Adão Kolowski, atendendo a um convite da Escola Estadual de Educação Básica Comendador Albino Souza Cruz, realizou palestras para 23 turmas do Ensino Médio, na última quarta-feira, 3, no auditório da escola, nos turnos da manhã e noite, com o objetivo de mostrar a realidade do mercado de trabalho rolantense para esses jovens que, em breve, estarão aptos a assumir postos que exigem como requisito o Ensino Médio completo.
Durante as palestras, o responsável pela divulgação de vagas na agência da FGTAS/SINE de Rolante, Jessé Teixeira da Silva, abordou diversos assuntos, como os desafios do primeiro emprego; a importância de concluir o Ensino Médio; deu dicas de como organizar um currículo (que é a imagem do candidato para a empresa) e falou sobre a importância de realizar cursos, especialmente jovens que ainda não possuem experiência. Encerrando a palestra, foi dado um panorama do mercado de trabalho em Rolante, salientando as áreas que mais abrem vagas; funções que estão em falta de mão-de-obra e os setores mais promissores na cidade.
O professor Jean Mickael Both falou sobre a importância de promover estas palestras no ambiente escolar: “Uma das preocupações que temos como educadores é sobre o futuro dos alunos. Com a implantação do novo Ensino Médio e das novas disciplinas estipuladas pela BNCC, passamos a trabalhar novos conteúdos e a ter um contato mais direto sobre relações de trabalho com os estudantes. Desta forma, buscamos esta parceria com a FGTAS/SINE, que aceitou a proposta de vir até a escola e apresentar a realidade do mercado de trabalho. Depois de cada palestra era visível o interesse das turmas em relação às possibilidades apresentadas pelo SINE. Acredito que, em alguns anos, vamos colher bons frutos desse trabalho de orientação e qualificação”, comenta Both.
A supervisora escolar, Cláudia Cristina Garcia, ressaltou a relevância da abordagem dos profissionais do SINE, agradecendo a parceria que contribui ao oferecer aos estudantes uma visão da realidade do mercado de trabalho no município e de motivá-los a terem perspectiva e projetos de inserção e qualificação profissional.
FONTE: Prefeitura Municipal de Rolante
Fotos: FGTAS/SINE