Gestante pode andar de bicicleta?
Eu posso dizer com segurança que essa é a pergunta que gestantes mais me fazem no consultório e hoje vou responder para vocês isso e mais duas perguntas: Gestante pode fazer exercício físico? Com qual intensidade deve ser esse exercício?
A resposta é SIM, pode andar de bicicleta e fazer exercício até pelo menos o seu médico dizer o contrário. E o bom senso é outro guia importante, pedalar na rua se está com tontura e desequilíbrio pode não ser uma boa, fazer mountain bike também não, mas numa bicicleta ergométrica pode ser tranquilo. Numa gravidez de baixo risco ou sem alguma complicação específica que contraindique, o exercício está liberado. Algumas situações que impedem o exercício, seja por contraindicação ou que necessitam de mais estudos são: cardiopatias, incompetência istmo-cervical, gestação múltipla (após a 30a semana), sangramento vaginal persistente, placenta prévia(a placenta baixa), trabalho de parto prematuro, ruptura de membranas, hipertensão arterial não controlada e pré-eclâmpsia. Fora dessas condições, e outras que podem surgir, não só pode como é recomendável que a gestante se exercite, inclusive ajuda em áreas como ganho de peso gestacional, controle glicêmico (açúcar no sangue), dores posturais e bem estar no geral.
E sobre a intensidade? Gestantes que não se exercitavam antes devem iniciar gradualmente e manter atividades leves a moderadas durante a gestação, gestantes já ativas e treinadas podem manter seus exercícios prévios em intensidades moderadas ou mesmo altas. O conforto e o nível de treinamento da gestante que guiam o treinamento e não tem também uma idade gestacional para parar em específico.
1 Surita et al. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia: Exercício físico e gestação: DOI: 10.1590/SO100-720320140005176 – volume 36 – Dezembro 2014
DR. Leonel Machado Paz – cremers 43054