Caminho das Araucárias – encontro de Junho realizado em Rolante

0
304
Publicidade

Caminho das Araucárias, integrante da Rede Brasileira de Trilhas, compreende um percurso de aproximadamente 600 Km de trilhas e estradas sinalizadas, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O caminho dispõe de trechos que podem ser feitos à pé, de bicicleta ou à cavalo, possibilitando ao viajante contato com belas paisagens, campos, rios, matas, comunidades tradicionais e a cultura local. A diversidade de ambientes e de atrativos permite descanso, aventura e surpresas, como o encontro com belas aves da nossa região.

O Caminho das Araucárias tem se tornado realidade através da dedicação e trabalho de muitos voluntários, gerando sentimento de pertencimento em cada pessoa que doa seu tempo para a trilha.

No dia 08/06/2022 o encontro foi realizado na cidade de Rolante, na pousada In Mezzo Ai Monti.
Na oportunidade foram discutidos os principais aspectos relacionados a gestão do caminho e o andamento destas atividades.

Caminho das Araucárias tem como meta conectar o Parque do Caracol, no município de Canela/RS até o Parque Nacional de São Joaquim, no município de Urubici/SC, passando pela Floresta Nacional de Canela/RS, pelo Parque Natural Municipal da Ronda/RS, pela Floresta Nacional de São Francisco de Paula/RS, pela Área de proteção ambiental Rota do Sol, pela Estação Ecológica Aratinga/RS e pelos Parques Nacionais da Serra Geral/RS e Aparados da Serra/RS, podendo ainda aumentar o percurso para visitar o Parque Estadual do Tainhas/RS, além de propriedades parceiras que já fazem parte do caminho.

No momento a implementação e sinalização do percurso de 212 Km ainda não estão concluídos, portanto é necessário entrar em contato com as Unidades de Conservação ou através do email caminhodasaraucarias@gmail.com para solicitar informações atualizadas das trilhas.

A história do Caminho das Araucárias iniciou em 2017, na Floresta Nacional de São Francisco de Paula, com a Oficina de Manejo e Sinalização de Trilhas ministrada pelo ICMBio, que teve a participação das equipes das unidades de conservação que integram o caminho, da Federação Gaúcha de Montanhismo, guias da região e entusiastas das caminhadas. Essa oficina segue como marco importante por sinalizar o primeiro trecho do caminho e reunir pessoas com um sonho em comum: fortalecer a conservação da natureza e gerar oportunidades para as pessoas nos locais por onde o Caminho das Araucárias passar.

Publicidade -
Ponta 1