O Grupo de PCD’s do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, coordenado pela orientadora social Eduarda Santos, realiza diversos projetos ao longo do ano. O mais recente projeto desenvolvido foi o de culinária, com o intuito de fortalecer os vínculos familiares e a convivência entre os alunos, de forma criativa, divertida e que instigasse o protagonismo de cada um.
“O grupo teve 26 encontros durante o Projeto de Culinária, sendo 13 teóricos e 13 práticos. Inicialmente os alunos levaram um caderninho para casa e colocaram uma receita da família, aquela receita especial para eles e seus familiares, que instiga a memória afetiva. Depois foi feito o estudo técnico de cada receita, com o cálculo da quantidade dos ingredientes e tempo de preparo e na semana seguinte partiam para o preparo das receitas com a orientadora social Maria Luiza Mattos dos Santos (Malu)”, comenta Eduarda.
O estudante responsável pela receita, auxiliava a produzi-la e ensinava para os colegas, sendo auxiliado pela orientadora Malu. Depois de a receita pronta, todos experimentavam e confraternizavam.
“O projeto foi um sucesso. Foi muito gratificante ver a alegria e o protagonismo dos alunos, felizes por ensinar aos colegas algo especial para eles. Acompanhei alguns momentos do projeto e percebi que foram momentos especiais para todos: alunos, familiares e para as orientadoras sociais”, salienta a secretária de Desenvolvimento Social, Alzira Rippel.
O projeto será concluído com o lançamento do livro de receitas, com sessão de autógrafos, reunindo os alunos e seus familiares para um momento de confraternização onde todas as receitas serão servidas para que todos possam experimentar. O lançamento será realizado em agosto, durante a programação da Semana da Família.