Rolante sediou o encontro do Sebrae: O Líder Setorial Calçados e Artefatos, na última sexta-feira, 10, nas Cabanas Bela Vista, reunindo empresários de todos os elos da cadeia produtiva do setor de calçados e artefatos, representantes das principais entidades do setor, além de membros do poder público dos 13 municípios participantes e instituições de ensino.
Este é um programa pioneiro no Brasil que tem como objetivo unir esforços dos diferentes atores em busca do desenvolvimento sustentável do setor calçadista.
“O Sebrae desenvolve um excelente trabalho em diversos setores e este, em especial, é muito importante para o nosso município em função de que o calçado é a base da economia rolantense. Ter um grupo para pensar e desenvolver estratégias de crescimento e desenvolvimento do setor, com integrantes de diferentes áreas, é extremamente importante para que tenhamos sucesso neste programa”, salienta o prefeito de Rolante, Pedro Rippel.
Segundo o diretor de Indústria e Comércio da Prefeitura de Rolante, Gustavo Madruga da Rosa, o Programa Líder Sebrae vem ao encontro da economia da região, buscando fortalecer e agregar valor ao principal produto, que é o calçado. “Temos na região um dos melhores Cluster do setor, e o programa busca uma divulgação e exposição ainda maior no Brasil, América do Sul e no mundo. Para isso, o programa aborda temas como inovação, marketing, e visibilidade para fortalecer elos entre o setor e os órgãos públicos, fazer uma governança voltada a fortalecer o vínculo com os municípios e enaltecer a atividade para renovar a mão de obra do setor, qualificando e aprimorando cada vez mais o principal setor econômico da região”, comenta o diretor Gustavo Madruga da Rosa.
Os encontros estão ocorrendo de maneira itinerante nos municípios que integram o Programa. O VI encontro ocorreu no município de Rolante, onde o grupo teve a oportunidade de estruturar a missão, os eixos estratégicos e os planos de ação.
Participam do programa os seguintes municípios: Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Igrejinha, Ivoti, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Riozinho, Rolante, Sapiranga, Taquara e Três Coroas.