O casal de produtores rurais de Rolante, Paulo Reichert e Maria Madalena Reichert, da localidade de Canta Galo, levou para a Feira do Produtor, junto à Casa Rolante da Colônia, nesta sexta-feira, 4, a batata doce gigante, de 14.865 kg (quase 15 quilos) que Maria colheu no dia 1° de agosto.
A batata, além de ter sido motivo de alegria para os produtores que plantaram a roça em setembro do ano passado apenas para o consumo da família, virou um atrativo na feira. Quem passa pela banca dos Reichert tem que dar uma paradinha para admirar e até tirar uma foto.
“A gente já tá ficando cansado da lida, mas quando aparece uma coisa assim, uma batata deste tamanho, confesso que dá um ânimo”, comenta Reichert.
O secretário da Agricultura, Jair Silva, também foi ver de perto a batata gigante dos Reichert e parabenizá-los pela colheita.
Maria Madalena comenta que quando foi colhê-la pensou que fosse uma pedra, em função do tamanho. Conseguiu arrancá-la depois de bastante esforço. E o marido levou para casa. Afinal, quase 15 quilos não é fácil carregar.
Há cinco anos o casal tinha colhido uma batata de mais de 9 quilos. Mas esta superou as expectativas.
A ideia é, em breve, transformar a batata, que terá que ser fatiada com a ajuda de uma serra, em muita batata doce frita. Segundo Maria Madalena, fica uma delícia.